Marcas Indeléveis

"Volver", o último filme de Pedro Almodóvar, foi alvo de uma grande receptividade internacional e arrecadou inúmeros galardões de prestígio. Contudo, esta reacção, muito excessiva, não esconde a modéstia do filme. Uma certa renovação temática surge como o seu principal mérito, desmentindo a sensação de profundo esgotamento criativo do título anterior: "Má Educação". Mas, mesmo que o melhor da sua obra pertença ao passado, Almodóvar mantém-se - comparável em certa medida ao génio de Luís Buñuel - como um dos mais importantes e influentes cineastas espanhóis. Este livro de entrevistas, que cobre toda a sua carreira, evoca a sua infância, a relação privilegiada com a mãe ou a ligação pessoal e profissional com Agustín, seu produtor e irmão. E centra-se nos seus filmes, crónicas impiedosas do desejo sexual: na influência do teatro de Tennesse Williams e de Cocteau, da comédia americana de Tashlin, Blake Edwards ou Billy Wilder, da Nouvelle Vague Francesa e do Neo-Realismo Italiano; do gosto pela moda («“Funny Face" de Stanley Donen é uma enciclopédia para mim»); da permanência do kitsh, da ironia e da crítica à religião católica; da eterna sedução pelo universo feminino; da descoberta de Antonio Banderas ou Rossy de Palma.

À pergunta: "Que conselhos daria hoje a alguém que queira tornar-se cineasta?", Pedro Almodóvar responde: "Em primeiro lugar, é preciso que seja simpático, porque tem que pedir favores e conseguir que vinte pessoas aceitem trabalhar gratuitamente para poder filmar uma primeira curta-metragem. Depois, tem que convencer os que vão pagar o negativo. Tem que ser simpático, optimista, e se for sexy será melhor ainda. Para realizar uma segunda curta-metragem tem que ser persistente, cínico e atrevido, e frequentar um ginásio, porque entretanto envelheceu. Tem que ser maquiavélico, porque da segunda vez tem que enganar a pessoa que da primeira vez seduziu."

Tudo começou com um pequeno diálogo... um trocar de perguntas e respostas sobre a vida do cineasta. Um diálogo que a Bloom traz até si, novamente pela mão da Editora 90 Graus.

Conversas com Pedro Almodovar, de Frédéric Strauss
Editora 90 Graus • ISBN: 972896403X • 2007
[FONTE DESTE TEXTO AQUI]

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.