Uma colecção nunca antes vista

Esta publicação da OQO resulta numa interessante viagem ao mundo da arte pelas relações intertextuais – próximas do sentido original de paródia – que cada imagem (e, em certa medida, cada texto) estabelece com um quadro célebre que não é identificado, mas cuja referência emerge, de forma implícita, à superfície. História alternativa da pintura ou sua revisitação paródica, o álbum em causa pode funcionar como excelente pretexto para a descoberta das verdadeiras obras de arte que estiveram na sua origem.

Pelas páginas deste grande livro vemos retratos dos mais famosos retratistas a testemunhar como os animais foram objecto de um particular interesse em épocas e lugares diferentes. Quis o artista com estes belíssimos retratos de rãs, cabras, ovelhas, leões, e outros, alterar a perspectiva que temos da história da arte, passando a poder apreciar a história da arte dos animais.

Svjetlan Junakovic seleccionou os quadros constantes nesta obra de acordo com as exigências teóricas e práticas da época (cânone de beleza animal, costumes sociais, condições de construção da imagem no espaço...) e com uma proposta lúdica e sugestiva, avisa-nos que qualquer semelhança com alguns dos mais famosos retratos humanos é puramente casual...

Svjetlan Junakovic nasceu em Zagreb (Croácia), em 1961. Formado pela Academia de Artes Brera, em Milão, trabalha, actualmente, como pintor, designer e escultor na sua cidade natal e ainda ilustra livros que foram publicados em mais de vinte idiomas. Junaković expôs, individualmente, em Munique, Zagreb, Monza e Mantova. Nas Bienais de Pequenas Esculturas, o artista ganhou prémios em 1994, 1998, 1999, 2003 e 2004 com as suas ilustrações. Ganhou ainda o prémio especial de melhor ilustrador estrangeiro em Bari (Itália). Realizou ainda exposições e workshops em Portugal.

Porque a Bloom não se esqueceu dos leitores mais pequeninos, a nossa sugestão de hoje é para eles, para que surja o amor pela leitura e pela arte, com humor e espontaneidade.
Como este, há muitos outros livros maravilhosos, no primeiro andar da Bloom, à espera de serem levados para o mundo das crianças.

O Grande Livro dos Retratos de Animais, de Svetlan Junakovic
Editora OQO • ISBN 8496573818 • Distribuição: QUIDNOVI

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.