As Minhas Memórias (51)

PS 4
Não posso também deixar de recordar a minha aventura em Moçambique com o cinema Avenida.
Este cinema foi construído por um actor que passou por Moçambique numa digressão artística e que resolveu ficar. Era um cinema com pouco mais de duzentos lugares e ficava numa das principais avenidas da baixa de Lourenço Marques. Contudo nunca teve grande afluência de espectadores que rondavam em média os seis ou sete lugares por sessão.
Ora acontece que após o Vinte e Cinco de Abril e durante aquele período de transição em que o objectivo era correr com todos os portugueses de Moçambique, o cinema Avenida foi vendido a um cauteleiro que era um homem muito conhecido e que tinha ganho muito dinheiro a vender cautelas da Santa Casa da Misericórdia.
O cauteleiro, consciente das suas limitações, pediu ao meu amigos Brum Morgado que o ajudasse na exploração do Avenida. O Brum Morgado por sua vez veio pedir a minha ajuda e eu disse que colaborava numa condição: a de ele fazer tudo o que eu pedisse. Ele concordou e assim a primeira coisa que eu pedi foi que retirassem os dois painéis laterais que ladeavam o ecrã de projecção do cinema e que eram duas obras do conhecido pintor Garizo do Carmo. O Brum Morgado estranhou o meu pedido mas eu expliquei-lhe que as pessoas iam ao cinema para ver um filme e quando queriam ver pinturas de grandes artistas iam aos museus.
Assim os painéis foram retirados e eu alarguei o ecrã de projecção para toda a largura do cinema de parede a parede.
Em seguida aumentei a amperagem dos projectores por forma a obter uma projecção brilhante e nítida.
Depois instalei na entrada do cinema que tinha agregado um pequeno café, dois altifalantes de alta fidelidade que davam música ambiente com um som cheio de realismo.
Por fim no exterior, pintei um grande painel com uma imagem da Brigitte Bardot numa cena do filme que íamos estrear.
No dia da inauguração, uma bicha para comprar bilhetes dava a volta ao quarteirão.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.