Novo projecto editorial em Português

Saiu hoje a nova edição do Tai Chung Pou, jornal de cariz e de língua chinesa, que a partir deste número terá um suplemento em língua portuguesa.

São quatro páginas em tamanho broadsheet com histórias do território e um exercício complementar aos três outros diários portugueses já existentes. Uma pequena equipa de jornalistas e diversos colaboradores formam o grupo que irá durante os sete dias da semana construir este suplemento do Tai Chung Pou, o jornal mais antigo em actividade no território.
Luís Ortet, o coordenador do projecto, avançou à Lusa que «vamos ter reportagens e análises a temas variados incluindo da própria imprensa chinesa».
O regresso às aulas e uma entrevista com o ex-deputado da Assembleia Legislativa Jorge Fão fazem a manchete da primeira edição, que conta ainda com outras reportagens locais e sobre a China Continental. "Um carácter por dia" é mais um dos pontos de ligação à língua chinesa que será mais um dos interessantes detalhes deste jornal.
Luís Ortet refere ainda no seu primeiro editorial que não existem dúvidas quanto à presença de mais uma publicação em língua portuguesa, já de si sobrelotada, visto tratar-se de «uma puplicação pre-existente, que pretende abordar de uma maneira mais abrangente a sua relação com as comunidades de Macau».
Impresso na tipografia do próprio jornal, qualidade que procurará desenvolver e melhorar num futuro próximo, é um investimento puro na presença do português no território que vem demonstrar em paralelo todo o interesse já despertado pelas autoridades do Governo Central no mundo lusófono.
«Os leitores, esperamos, serão os principais beneficiados, ganhando em variedade de leitura, e esperamos estabelecer com eles uma relação duradoura, personalizada e criativa. A Cidade e as pessoas que a habitam estarão no centro das nossas preocupações», são os votos de Luís Ortet
no lançamento do Tai Chung Pou em Português.
Da redacção fazem parte Isabel Castro, como editora, e Alexandra Lages. Que conta ainda com a colaboração de Alice Kok, António Lei, Ina Chiu, Joyce Pina, Manuel Correia da Silva, Mariana Palavra, Rui Rasquinho (nas ilustrações) e Swallow Xu. O grafismo é da autoria de José Manuel Cardoso, já responsável pela imagem da Revista Macau.
A Bloom * Creative Network vai prestar um serviço de fotografia e colaborar também com este diário dando o seu melhor.
[NA FOTO ALEXANDRA LAGES, ISABEL CASTRO E LUÍS ORTET]

AINDA ESTA NOTÍCIA NOUTRAS FONTES:
LUSA
JORNAL TRIBUNA DE MACAU
BLOG MACAULOGIA [via Diário Digital]
BLOG LEOCARDO

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.