O meu reino por um filme

É o último lançamento da Guerra e Paz, disponível nas livrarias portuguesas a partir de amanhã, dia 25 de Setembro, e em breve em Macau, através da Bloom. É uma apologia do cinema como terapia clínica e um livro para ter sempre à mão. Já diz o ditado: "Um filme por dia sempre o médico se adia."

Já ouviu falar em filmoterapia? É isso que aqui se propõe. Este livro contém milhares de ansiolíticos e antidepressivos e ajuda a prevenir e a curar noites em branco, males do coração,
dores de espírito, ataques de preguiça e crises moderadas de parvoíce – não as temos todos?
Os medicamentos propostos são filmes – curtos ou longos, dependendo da patologia –e séries de televisão, sempre em DVD, sempre com a indicação da dosagem, dos efeitos secundários e dos efeitos de interrupção do tratamento (como sabe, o cinema é terapêutico, mas vicia). A sua farmácia é o mundo inteiro: pode alugar os DVD no seu clube de bairro, comprá-los no centro comercial ou mandá-los vir pela Internet. Há filmes maus e bons, sombrios e brilhantes, enfadonhos e enternecedores. E há filmes que ajudam a salvar vidas.
Esperamos que este livro, modestamente, ajude a tornar a sua um bocadinho melhor. Coisa mínima. Um ou dois gramas.

Pedro Marta Santos nasceu em Moçambique, sem saber como ou porquê – não conseguiu nascer no Porto, como era sua intenção. É licenciado em Relações Internacionais (embora nunca tenha tido nenhuma) e trabalhou no Ministério do Planeamento
(onde usava fato sem gravata e andava sempre cheio de sono). Jornalista de “O Independente” durante 13 anos, colaborou com vários jornais e revistas. Escreveu longas-metragens para as produtoras de Leonel Vieira e António-Pedro Vasconcelos, e é autor dos argumentos dos telefilmes Aniversário, de Mário Barroso, Cavaleiros de Água Doce, de Tiago Guedes e Oito Oito, de Edgar Pêra. Trabalha actualmente como guionista na Valentim de Carvalho Filmes. Este é o seu primeiro livro – espera que não seja o último.

Guia Terapêutico de Cinema, de Pedro Marta Santos GUERRA E PAZ • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.