Ainda as Minhas Memórias (52)

PS 5
Depois de ter regressado a Portugal, e fundado a QUINECOR, voltei a encontrar o meu amigo Brum Morgado que entretanto também tinha desistido de Moçambique, tendo o seu Avenida sido nacionalizado. Por essa altura eu fizera boas relações de amizade com o Vitoriano Rosa que era Director da revista Plateia e através dele conheci uma produtora espanhola de Barcelona as PRODUCCIONES BALCÁZAR que estava interessado na produção de um filme de longa metragem passado em Portugal. O Brum Morgado associou-se ao projecto e partimos para uma co-produção entre a Quinecor e as Producciones Balcázar. O filme - A Destruição de Marta Hyman - contava uma história rocambolesca toda passada no Algarve, de um vigarista que se fazia passar por pintor e acabava por casar com a filha de um rico industrial português. Assim, toda a equipa de filmagem e artistas espanhóis e portugueses, foi viver para o Hotel Montechoro na Praia da Rocha que nos acolheu a todos graciosamente na condição de fazermos a promoção do Hotel no filme. Foi um encanto. O Algarve e a Praia da Rocha contribuíram para o filme com cenários de uma beleza indescritível. Demo-nos todos maravilhosamente, portugueses e espanhóis. E até eu, co-produtor do filme, desempenhei um pequeno papel de comandante da marinha numa cena logo no principio do filme em que um barco da Polícia Marítima do Algarve procurava o cadáver de Marta, supostamente assassinada pelo marido, tendo encontrado apenas restos da suas roupas o que no dizer do comandante não eram suficientes para sustentar uma acusação de crime.

Achei muita graça porque depois de ter desempenhado o meu papel o realizador espanhol virou-se para mim e disse: - Ombre...Tu és un actor mui natural...

Ora acontece que eu havia feito um contrato com as Producciones Balcázar segundo o qual as receitas do filme em Portugal seriam nossas, as receitas em Espanha seriam deles e as receitas no resto do mundo seriam divididas em partes iguais pelos dois. Estas foram as únicas receitas que tivemos com o filme porque os distribuidores em Portugal recusaram-se a exibi-lo porque era falado em espanhol, apesar de termos feito uma cópia com legendas em português.
Fui assistir à estreia do filme em Barcelona e foi um sucesso.

Também adorei Barcelona e estive muito perto de me transferir para aquela cidade com armas e bagagens. Não o fiz mas ainda hoje não estou absolutamente certo de ter tomado a melhor decisão.
O meu amigo Brum Morgado, depois desta experiência, virou-se para a construção civil com a certeza de que essa actividade seria muito mais compensadora. E sabendo como sabemos a pouca compreensão e conhecimento dos poderes responsáveis em Portugal relativamente ao que verdadeiramente é o Cinema, acho que ele fez muito bem.

9 Comments:

  1. Sinéfilo said...
    Procurei, procurei e não vi nenhuma referência a esse filme. É esse o título, "A Destruição de Marta Hyman"? Foi feito em que ano? Quem o realizou?
    eurico said...
    A destruição de Marta Himan foi, como já dise, uma co-produção entre produções Balcazar de Barcelona e a Quinecor de Portugal. Ainda tenho comigo uma cópia em DVC. Foi dirigido por Miguel I Bonns, com Berta Cabre e Gil Vidal alem de vários artistas portugueses.
    Baltazar said...
    Esse "Júlio" Iglésias Bonns e as Producciones Balcázar são famosos por fazerem filmes duvidosos. Coisas de terror e coisas picantes para adultos. Com esse nome a Marta não devia ser lá muito uma menina de boas famílias... ;-p
    eurico said...
    No filme a Marta faz o papel de filha de um industial português, que casa com um aventureiro pseudo pintor, que apenas está interessado no dinheiro do pai da sua mulher, e que afinal não era tanto quanto ele julgava.
    E assim a Marta começa a levar umas grandes tareias, como se fosse a culpada de o pai não ser tão rico como o marido pensava.
    Sinófilo said...
    A filmografia de Berta Cabré na Internet Movie Database: http://www.imdb.com/name/nm0127923/

    Plot Keywords:
    Female Nudity / Sex / Hardcore...

    Bem que me estava a parecer que o Sr. Eurico era um malandreco...

    (mas não está lá a Marta Himan... ou Hyman... qual era o título original?)
    José Hermano said...
    Los Balcazar eran dos hermanos, Alfonso y Jaime Jesús. Yo conocí al segundo, pero existen otros parientes que también se dedicaron al cine. En Barcelona vivían al norte de Lesseps, en el pasaje de Balcazar en donde residía toda la familia en sus chalets.
    Además de cineastas eran peleteros y estaban bien forrados.

    ALFONSO BALCAZAR
    http://us.imdb.com/name/nm0049617/?fr=c2l0ZT1kZnxteD0yMHxzZz0xfGxtPTIwMHxwbj0wfHE9QmFsY2F6YXJ8aHRtbD0xfG5tPW9u;fc=1;ft=20;fm=1


    JAIME JESÚS BALCAZAR
    http://us.imdb.com/name/nm0049621/?fr=c2l0ZT1kZnxteD0yMHxzZz0xfGxtPTIwMHxwbj0wfHE9QmFsY2F6YXJ8aHRtbD0xfG5tPW9u;fc=2;ft=20;fm=1

    ...
    Creo que a la lista de imdb se le puede añadir "Catherine Cherie" que para España la firmó J.J.
    Respecto a la trama de estos títulos, las de Alfonso se pueden aglutinar en una sóla ya que las escenas coinciden más que sospechosamente. A destacar las escenas lésbicas, tanto en duos como tríos. Casi siempre transcurren a pleno día o en interiores con buena iluminación por lo que no hay que hacer mucho esfuerzo visual para "ver algo".
    Bastante más elaboradas son las tramas de "Catherine Cherie" o "Inés de Vilallonga". En la primera destaca Berta Cabré que está impresionante como siempre.

    ...
    Berta Cabré, antes Berta Singerman.
    Juan Hitch Cock said...
    Será este?

    VIOLACIÓN INCONFESABLE
    Titulo original :
    Director : MIGUEL IGLESIAS
    Año realizacion : 1981
    • Interpretes : BERTA CARRE
    (BERTA SINGERMAN) (BERTA SINGERMAN)
    • GIL VIDAL
    • BERNARD SERAY
    • CARLOS VILLAFRANOS
    • VIKY PALMER
    • RUY GOMEZ
    • ROGERIO PAULO
    • SOFIA GUIMERAIS
    • MANUEL MENDOZA
    • EDUARDO VILLAVERDE
    • ARMANDO VENANCIO
    • ROGERIO XAVIER
    Duracion : 88 minutos.
    Edad calificacion : NO RECOM. MENORES DE 18 AÑOS
    Sinófilo said...
    Aqui está:
    Violación Inconfesable
    Destruiçao De Marta Heiman


    Gracias, Hermano e Juan. Está o assunto arrumado.
    eurico said...
    Sim senhor:
    Em Espanha
    Violacion Inconfesable
    Em Portugal
    Destruição de Marta Heiman
    É êsse msmo

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.