Para que não nos levemos demasiado a sério...

Numa Europa imersa ainda no neo-classicismo surgiu, de repente, «O Castelo de Otranto», do político e homem de letras inglês, Horace Walpole. Romance quase irracional que desafiava todos os padrões literários e violava todas as regras do bem escrever. O seu sucesso foi tal que despoletou toda uma revolução que grassou por uma Europa boquiaberta. E um dia Walpole confidenciou a um amigo «... e tenho coisas ainda mais estranhas na minha gaveta... mais estranhas que o Castelo de Otranto».
Os Contos Hieroglíficos constituem, de facto, os mais delirantes textos da literatura de todos os tempos. Feitos para subverter e minar todas as técnicas narrativas conhecidas, o seu nonsense cruza histórias bizarras e fábulas modernas que precorrem trilhos exóticos, das arábias à Irlanda, da China a Veneza, da Jordânia à Espanha muçulmana. 

Havia antigamente um rei que tinha três filhas – ou seja, teria tido três filhas, se tivesse tido mais uma. Mas seja por que razão for, a mais velha nunca chegou a nascer. Era extremamente formosa, dotada de uma sagacidade viva e falava francês na perfeição – nisto, todos os autores da época concordavam, e no entanto nenhum deles afirma que a donzela tenha alguma vez existido.(...) o rei insistia que a filha mais velha fosse a primeira a casar. Ora, como tal pessoa não existia, tornava-se assaz difícil encontrar um pretendente à altura. (...) a nação depressa se dividiu em facções diferentes. Os rezingões, ou patriotas, insistiam que a segunda princesa era a mais velha, pelo que devia ser declarada herdeira legítima. Foi então que o Chanceler-mor declarou que a segunda princesa não poderia de modo nenhum ser a mais velha, já que nunca houve uma princesa-herdeira que falasse com sotaque de Yorkshire, afirmação que o conselho de ministros admitiu ser impossível de responder. (...) Já que, se não havia uma princesa mais velha, e visto que a segunda teria de ser a primeira, pois não havia primeira, e como ela não podia ser a segunda se já era a primeira, daí se concluía, de acordo com todas as noções de lógica, que ela não poderia ser absolutamente ninguém. Daí se concluía, obviamente, que a mais nova deveria ser a mais velha, uma vez que não tinha irmãs mais velhas.
Horace Walpole (1717-1797), filho do primeiro ministro Robert Walpole, rapidamente singrou no mundo da política, mas foi no ano de 1964 que deixou a sua marca na história inglesa e mundial através da literatura, com a publicação de O castelo de Otranto, obra que marcou o início e traçou os contornos de todo o movimento gótico europeu. Este romance inqualificável e os seus ainda mais inqualificáveis Contos Hieroglíficos (1785) antecipam o surrealismo e a modernidade literária.
A obra de Walpole é um conjunto de obras de impossível definição: cartas, ensaios sobre jardinagem, histórias anedóticas sobre pintura, discursos políticos, artigos polémicos ou memórias forjadas... A pena de walpole esteve envolvida em quase todas as polémicas que abalaram o meio intelectual inglês do período. Ficou famosa a polémica gerada por uma carta de Walpole assinando como o Rei da Prússia dirigida a Rousseau e que envolvia o filósofo Hume.
Uma leitura desconcertante, repleta de crítica, ironia e sarcasmo escritos com a mestria de um escritor e político inglês do Século XVIII, mas que relativiza a seriedade dos dias de hoje, no mundo dos livros da Bloom.

Contos Hieroglíficos, de Horace Walpole • CAVALO DE FERRO • ISBN 9728791178

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.