As Minhas Memórias (5)

Fui-me encontrar com o César de Sá na CINELÂNDIA, um estúdio na Alameda das Linhas de Torres que tinha pertencido à Bárbara Virgínia.
Em breve estava a frequentar a Cinelândia todos os dias, onde o César de Sá pusera à minha disposição uma sala onde pudesse fazer o meu filme de desenhos animados a cores. De facto comecei a fazer a animação de um pássaro desesperado, a andar para trás e para diante, porque estava na emergência de ser pai enquanto a seu lado a sua companheira chocava os ovos.
Mas, a coisa ficou por aí, porque outros valores mais altos se levantaram.
Chegaram uns caixotes vindos dos Estados Unidos, onde o César de Sá havia adquirido um equipamento de som, para além de outros acessórios. Fui eu que tive a honra de abrir esses caixotes, ver e ajudar a montar esse equipamento de som que era o primeiro equipamento profissional de cinema de 35 milímetros para gravação magnética em Portugal - o REEVE SOUND.
Com esse gravador magnético vinha também um gravador foto-sonoro, um misturador de som de dez canais, dez microfones, dois altifalantes ALTEC LANSING, amplificador de som e mais uma variedade de componentes destinados à construção de uma máquina de revelar.
Naquele tempo, uma das coisas com a qual todos pareciam estar de acordo era que a qualidade de som dos nossos filmes e até a das gravações das nossas orquestras era bastante mau. Eu recordo que as transmissões da própria Emissora Nacional, da sua orquestra ligeira, eram um amalgamado de sons em que não se distinguiam os instrumentos individualmente e que no seu conjunto não passava de um empastelado musical. Eu admirava as gravações das orquestras de Count Basie, Duke Ellington, Louis Armstrong, Benny Goodman, Harry James e quantos outros.
A qualidade das nossas gravações era verdadeiramente uma borrada em comparação com aquelas.

2 Comments:

  1. Anonymous said...
    A Cinelândia é onde se encontram hoje os estúdios da RTP, não é?
    eurico said...
    Exactamente. O Estado acabou por penhorar os Estudios dA Cinelandia porque o Cesar de Sa nao conseguiu ahuentar-se financeiramente

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.