Se há vida em ti a latejar....

Uma homenagem ao grande cantor António Variações, um artista bem à frente do seu tempo, capaz de dar um sentido às palavras mais simples.

Este álbum dedicado ao cantor conta com uma entrevista feita por Inês Pedrosa em 1983, fotografias, letras das suas canções e um texto elaborado com base num artigo de Ana Soromenho.

«Mas o grande gosto de António era cantar. Cantarolava o tempo inteiro. Não sabia nada de música. Em casa escrevia canções que acompanhava com percurssões ritmadas com as mãos. Queria muito gravar, ter uma vida artística e não sabia como. Um dia apareceu na Valentim de Carvalho, apresentou-se com as suas músicas toscas e lançou a célebre frase: "quero um som entre Braga e Nova Iorque". Na editora fizeram-lhe o contrato. Apesar de não saberem qual o destino que dariam àquele material, sentiam que havia ali qualquer coisa. Qualquer coisa difícil de definir: algures entre o folclore tradicional português e a música moderna que se começava a produzir, precisamente, entre Amesterdão e Nova Iorque.» Da Introdução.

Muda de vida

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens...que ser assim?...

Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar
António Variações
É um álbum onde pode encontrar as letras das canções, fotografias, entrevistas, a vida, e sobretudo, um álbum onde pode recordar este grande nome da música portuguesa, desaparecido em 1984.
"Muda de vida" , o álbum de uma vida, que pode encontrar na Bloom, entre muitas outras vidas.
Muda de Vida, de António Variações
Relógio d'Água • ISBN: 9727088732 • 2006

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.