As Minhas Memórias (17)

Todas as histórias reais de Macau, e mais algumas fantasiadas pela imaginação do professor Serra, entraram na narrativa de CAMINHOS LONGOS. A Irene Matos que vivia com os pais num bairro para refugiados de Xangai junto das Portas do Cerco apaixonava-se pelo Ramos, da Polícia Judiciária, e viviam um romance idílico.
A Lola Young fazia o papel de uma mulher de cabaret no dancing do Hotel Kuok Chai. Filmámos as cenas do seu relacionamento com Wang Ho, do qual se tornara amante, nos locais reais.
Enquanto rodávamos o filme eu editava uns "linguados", folhas de formato A4 cortadas ao meio, com uma capa de cartolina com o símbolo da Eurásia Filmes, e pequenas histórias sobre o filme, as rodagens, as dificuldades, as intervenções, etc. Três ou quatro folhas de papel com uma capa de cartolina agrafadas e que eram distribuídas todas as semanas por jornais de Macau e de Portugal, além de estações de rádio, distribuidores de cinema, agências noticiosas, e quantos mais. Para alguns jornais também mandávamos algumas fotos.
A verdade é que o filme ia a meio e já tínhamos recebido cartas de distribuidores interessados em fazer a distribuição do filme.

Nesta altura o Silveira Machado comunicou-nos que o Dr. Pedro Lobo havia retirado o seu apoio financeiro para a produção do filme, o que na altura não compreendi. Mais tarde vim a saber que o Sr. Ho Hin, seu sócio, não via com bons olhos essa participação porque constituíam uma concorrência e uma ameaça para os seus interesses na indústria cinematográfica de Hong Kong.
Assim vi-me a meio do filme privado de uma peça essencial, porque não tínhamos dinheiro para pagar o aluguer de um gravador de som síncrono.
O gravador de som síncrono é um gravador magnético ligado à máquina de filmar e que assegura que a velocidade de gravação do som seja igual à velocidade de gravação da imagem, permitindo assim o seu perfeito sincronismo.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.