Não me lembro

Torarin é um pobre pescador que vive no reino de Solberga, na época do Rei Frederico II da Dinamarca. Porque tem um braço entrevado, não pode pescar nem remar, restando-lhe apenas a venda ambulante de peixe pela região de Marstrand. No presbitério de Solberga vive um homem poderoso e influente, o padre Arne, com a família. Torarin visita regularmente o senhor Arne que o recebe sempre com uma simpática refeição.
O Senhor Arne fora um dos homens mais ricos e mais respeitados da região. Um dia, uma desgraça vitima todos os elementos daquela família com excepção da jovem orfã Elsalill que vivia com a sobrinha do Senhor Arne mas que não se lembra do que sucedeu. A velha mansão de família foi incendiada e o tesouro foi levado.

Na pequena cidade costeira, os habitantes perguntam-se o que se passa com a natureza, estamos quase no Verão e o mar continua gelado. Três nobres viajantes esperam que o seu barco desencalhe para partir com o seu misterioso baú. Um deles, um homem elegante e bem vestido, reconhece a jovem Elsalill que tinha começado a trabalhar na estalagem. Elsalill não se lembra deste homem e entre eles nascem emoções fortes e inesperadas...

Selma Lagerlöf BIOGRAFIA
Selma Ottiliana Lovisa Lagerlöf (1858-1940), escritora sueca, detentora do primeiro prémio Nobel da literatura atribuido a uma mulher, nasceu em Marbacka. Antes deste prémio já a Universidade de Upsala a distinguira com o doutoramento honoris causa, em 1907. Em 1882 terminou o curso de educadora infantil e durante dez anos foi professora. O primeiro romance, «Lenda de Gosta Berling», de 1891 foi transposto para o cinema (1924), por Mauritz Stiller, tendo como protagonista Greta Garbo.
Em 1894 edita o segundo livro e conhece aquela que vai ser a sua amiga sentimental de toda uma vida - Sofia Elkan. O pai de Selma, militar reformado vendeu, devido a dívidas, a casa de família que mais tarde Selma conseguiu recuperar.
O seu mais fabuloso sucesso editorial foi «A Viagem Maravilhosa de Nils Holgersson Através da Suécia», publicado, em 1906 e que foi traduzido em quase todas as línguas, mas da sua obra destacam-se ainda os romances: «Jerusalém», «O Foragido», a trilogia «O Anel dos Löwensköld», «O Tesouro» ou «O Imperador de Portugália»; livros de contos como «O Livro das Lendas», «Os Milagres do Anti-Cristo» ou «De um Lar Sueco»; e vários livros de memórias.
Foi ainda uma militante das causas feministas e uma pacifista convicta. Durante a II guerra mundial ajudou vários intelectuais alemães a fugirem conseguindo-lhes vistos suecos. A poetisa alemã Nelly Sachs foi por ela salva de ser colocada num campo de concentração. Como símbolo da sua contribuição doou a sua medalha de ouro do prémio Nobel para os esforços nacionais de luta contra os Nazis.
O Tesouro, de Selma Lagerlöf
CAVALO DE FERRO • ISBN: 9789896230531 • 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.