Combateremos a Sombra conta a história dum psicanalista que numa noite de Inverno é visitado por um antigo paciente que lhe traz uma mensagem, cujo sentido Osvaldo Campos nunca conseguirá decifrar. À sua volta a realidade começa a entrançar-se e a desentrançar-se à semelhança das narrativas que lhe são narradas no silêncio do seu gabinete. Nessa mesma noite, ele perde uma mulher e ganha outra, e Maria London, aquela a quem chama a sua paciente magnífica, prepara-se para revelar um segredo que o vai colocar diante duma realidade clandestina de dimensões incalculáveis. Ao relacionar-se com aquela misteriosa mulher, e através da sua paciente magnífica, cujos sonhos com paquetes e obras de arte, são mais do que isso, Osvaldo Campos vê-se detentor de vários elementos que apontam para uma muito bem organizada rede de tráfico que envolve várias personalidades públicas. Ao pretender denunciá-la envolve-se numa saga pessoal que na sua sombra esconde um terrível rasto de veracidade. E ele é apenas um psicanalista, ou como se intitula a si mesmo, tão-só um decifrador de histórias. Assim, este livro inquietante resulta do mergulho na interioridade de Osvaldo Campos em confronto com um desafio que o ultrapassa. Uma tensão psicológica que conduz o leitor a um lugar de observação único, pela mão de uma escritora que nos habituou a mostrar que nada de mais real existe do que o onírico, e nada de mais fantástico do que o real. Numa linguagem fluente, com ritmo de policial, o novo romance de Lídia Jorge prende o leitor da primeira à última página, enredando-o no mistério que envolve as principais personagens desta obra.
Neste seu nono romance, Lídia Jorge explora a alma humana e presenteia-nos com um variado grupo de personagens que encerram em si mistérios que vão para além dos da psique.
Assustadoramente actual, este é um daqueles livros que não nos abandonará nunca mais.
Lídia Jorge nasceu em 1946 em Boliqueime, no Algarve. Licenciou-se em Filologia Românica, dedicando-se ao ensino. Em 1970 partiu para Moçambique, convivendo com a guerra e com os últimos anos da colonização portuguesa em África. Em 1979, Vergílio Ferreira aconselhou o seu romance O Dia dos Prodígios para publicação. Torna-se desde então uma das mais importantes romancistas portuguesas. Combateremos a Sombra é o seu mais recente romance, e está disponível na Bloom, lado a lado com outras obras da escritora.
Combateremos a Sombra, de Lídia Jorge
Publicações D. Quixote • 9789722029759 • 2007
Bookmarkers: Escritores / Writers, In Bloom, Livros / Books, Português, Taste it