As Minhas Memórias (7)

Na Cinelândia tínhamos um aparelho chamado frequencímetro. Teoricamente o ouvido humano só ouve frequências entre os vinte e os vinte mil ciclos. O frequencímetro gerava frequências variáveis, precisamente entre os vinte e os vinte mil ciclos. Os altifalantes de que dispúnhamos tinham a qualidade necessária para reproduzir fielmente essas frequências e assim tive a oportunidade de fazer vários testes à capacidade de audição de muitos dos meus amigos. A maior parte, acima de doze mil ciclos já não conseguia ouvir. O som era tão agudo que a sua membrana auditiva já não vibrava. Muito especialmente, alguns que eram músicos, conseguiam ouvir até aos quinze mil ciclos.
Cheguei assim à conclusão que cada um de nós tem uma capacidade auditiva própria, mas um som gravado tem de ter as frequências todas, mesmo as que não se ouvem mas se sentem e não pode ter qualquer espécie de distorção, coisa que só os amplificadores com circuitos muito avançados e componentes de muita qualidade conseguem.
Assim para gravar os conjuntos musicais eu usava um microfone para captar o som de cada instrumento musical. O sinal de cada um desses microfones entrava num canal do misturador, (eu dispunha de dez canais) e um por um, equilibrava-o em volume com todos os outros de forma a conseguir um conjunto harmonioso.
Hoje em dia esta técnica é usual mas naquela altura em Portugal o som das tais orquestras da Emissora Nacional era captado com um ou dois microfones postos no alto a abarcar a sonoridade geral o que resultava em gravações empasteladas. Descrevo esta questão um pouco pormenorizadamente porque ela veio a ser a chave de um conflito que tive mais tarde com o engenheiro de som Sousa Santos, representante em Portugal da Westrex, empresa fabricante da maioria das aparelhagens de som para salas de cinema.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.