Da alma inglesa

Um pequeno romance de profundidade e perspicácia notáveis, de um escritor no auge do seu talento.
Estamos em Julho de 1962. Edward e Florence, jovens inocentes casados naquela manhã, chegam a um hotel na costa de Dorset. Ao jantar na suíte reservada a casais em lua-de-mel, esforçam-se por dominar os medos íntimos da noite de núpcias que se avizinha...

Com Na Praia de Chesil Ian McEwan dá-nos mais uma obra-prima - uma história de vidas transformadas por um gesto não feito ou uma palavra não dita.

Na Praia de Chesil é quase uma comédia de costumes, com um timbre mais agridoce que dramático, mais melancólico que desesperado, entronizando pela enésima vez Ian McEwan como o melhor ficcionista vivo da melhor das literaturas nacionais. Talvez por ele diagnosticar, como nenhum outro dos seus pares, a ontologia da alma inglesa - sobretudo no que esta encerra de esfíngica, esquiva e equívoca.
Paulo Nogueira - DN.

IAN MCEWAN é autor de dois livros de contos – Primeiro Amor, Últimos Ritos (Somerset Maugham Award 1976) e Entre os Lençóis – e onze romances – O Jardim de Cimento (adaptado ao cinema em 1993), A Criança no Tempo (vencedor do Whitbread Award 1987), O Inocente (adaptado ao cinema em 1993), Estranha Sedução (adaptado ao cinema em 1990), Cães Pretos, O Sonhador, O Fardo do Amor (adaptado ao cinema em 2004), Amesterdão (vencedor do Booker Prize 1998), Expiação (prémios US National Book Critics Circle 2002 e WH Smith 2002 para o melhor livro de ficção), Sábado e Na Praia de Chesil. Todas as suas obras foram publicadas em Portugal pela Gradiva. Assinou também vários argumentos para cinema, entre os quais The Imitation Game, The Ploughman's Lunch, Sour Sweet e The Good Son.

Mais uma obra-prima dos tempos de hoje que pode encontrar na Bloom.

Na Praia de Chesil * Ian McEwan * ISBN: 978-989-616-174-3 * 2007

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.