Na proporção do progresso

No início do séc. XX o mundo, para a maioria dos seus habitantes, parecia estável e relativamente calmo, a globalização e a expansão das economias e das tecnologias pareciam prometer uma vida melhor para todos. No entanto, o séc. XX mostrou ser, de longe, o mais violento e aterrador da história, com sociedades devastadas entre o período da Primeira Guerra Mundial e o fim da Guerra Fria. O que é que correu mal? Segundo Niall Ferguson este foi o século em que as comunidades multiculturais foram separadas pelas disparidades económicas e foi também um século envenenado por uma ideia: diferenças raciais irrevogáveis. Acima de tudo, foi um século de lutas entre impérios decadentes e novos "estados-império". E afinal quem ganhou a guerra do mundo? Tendemos a assumir que foi o Ocidente, fala-se inclusivamente do "século americano", mas para Niall Ferguson a maior convulsão social do séc. XX foi o declínio do domínio ocidental sobre a Ásia. A Guerra do Mundo é um livro irresistível que vai dar-lhe respostas fascinantes a todas estas questões.

Niall Ferguson nasceu na Escócia em 1964 e hoje em dia é o historiador mais conhecido dos Estados Unidos da América. Em 2004 a revista Time nomeou-o uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Especialista em História Económica e Financeira, é professor na Universidade de Harvard e na Universidade de Stanford e é investigador da Universidade de Oxford. O seu primeiro livro, Paper and Iron: Hamburg Business and German Politics in the Era of Inflation 1897- -1927, foi nomeado para o History Today Book of the Year Award enquanto que a sua colecção de ensaios Virtual History: Alternatives and Counterfactuals foi um bestseller na Inglaterra, publicado também nos Estados Unidos, Alemanha e Espanha. Em 1998 publicou o aclamado The Pity of War: Explaining World War One e o The World's Banker: The History of the House of Rothschild, que ganhou o Wadsworth Prize for Business History e foi nomeado para o Jewish Quarterly Wingate Literary Award e para o American National Jewish Book Award. Em 2001 publicou o The Cash Nexus: Money and Power in the Modern World 1700-2000. Em 2003 escreveu e apresentou uma série de 6 episódios sobre o Império Britânico no Channel 4, Inglaterra. O livro em que se baseou, Empire: The Rise and Demise of the British World Order and the Lessons for Global Power foi um bestseller na Inglaterra e nos Estados Unidos. Niall Ferguson é comentador de televisão e rádio sobre assuntos de política e economia contemporâneas, escreve regularmente para a imprensa inglesa e americana e é colunista semanal do Sunday Telegraph e do LA Times.

Uma imprescindível visão do século XX, disponível na Bloom, em Português e também em Inglês.

A Guerra do Mundo, de Niall Ferguson
Civilização Editora * ISBN: 9722624598

2 Comments:

  1. Lucy Charms said...
    Gud! I want to buy it!
    teresa said...
    You are always wellcome @ Bloom ;-)

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.