As ligas da Madame Bovary

É com imenso gozo que Francisco Umbral se dedica nesta obra à recriação humana e intelectual de uma vasta gama de literatos e artistas, numa série de retratos irónicos, líricos e deliciosamente anedóticos que nos falam do cabelo verde de Baudelaire, do falhanço de Stendhal, dos pecados de Clarín, da cozinheira de Proust, da orelha de Van Gogh, do namorado de Óscar Wilde, do surrealismo burguês de Magritte ou das ligas de Madame Bovary. Um percurso repleto de grandes figuras, figurões e fetiches literários do autor, onde não faltam Kafka, Cocteau, Dali, Dora Maar, Kipling, Joyce, Virginia Woolf, Simenon, Sartre, Juan Rámon Jiménez, Graham Greene, Eugenio d’Ors, Pla, Cela ou Saramago.
O autor não pretende, com estes perfis fazer cátedra nem converter a literatura num campeonato; opta apenas por conviver irónica e educadamente com os monstros que tanto amamos e com as “monstras” que habitualmente lhes deram o Sol e lhes fizeram sombra.
Um livro esplêndido, onde Umbral mostra as secretas paixões literárias e apresenta um heterodoxo mapa cultural da Europa.

Umbral foi um dos escritores mais importantes da Espanha na segunda metade do século XX, recebeu o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras, em 1996, e o Prêmio Cervantes de 2000. Nascido em 11 de maio de 1935, em Madrid, o escritor passou sua infância e adolescência na cidade espanhola de Valladolid.
Entre os mais de 80 livros publicados por ele, destacam-se “As ninfas” (1975), “Mortal e rosa” (1975), “Madrid 1940: Memórias de um jovem fascista” (1993), e “E Como Eram as Ligas de Madame Bovary?” (2003). Faleceu na Terça-Feira passada, 28 de Agosto, aos 72 anos, na cidade onde nasceu.

Mais um grande escritor que nos deixa, tornando o mundo literário mais pobre, e que lembramos neste pequeno espaço da Bloom.

E como eram as ligas da Madame Bovary?, de Francisco Umbral
Campo das Letras * ISBN: 9726109855

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.