A integridade do indivíduo

O centro deste primeiro volume é a famosa conferência "A Cultura Integral do Indivíduo - Problema Central do Nosso Tempo". A presente reedição, contudo, integra o texto quer no processo de amadurecimento de uma problemática específica, quer em circunstâncias (biográficas ou institucionais) exteriores, minuciosamente apontadas nas anotações complementares.

A edição crítica da Obra Integral de Bento de Jesus Caraça não se limita a reeditar os textos já conhecidos. Embora revele também alguns inéditos, procura antes de mais superar-se no presente corpus a inaceitável separação entre a obra matemática e a filosofia da cultura.
Tal propósito já seria inédito. É, contudo, objectivo primacial das investigações reconstituir, pela primeira vez, em condições textuais fidedignas, um itinerário singular na sua contextualidade. A excepcional importância de que se revestem a presença de Caraça e da sua intervenção na nossa história cultural e política tornam imprescindível a reconstituição deste texto integral para a compreensão sistemática do século XX português.

Se não receio o erro, é só porque estou sempre pronto a corrigi-lo.
Bento de Jesus Caraça (1901-1948)

Talentoso matemático e professor universitário, resistente antifascista, lutador pela liberdade e democracia, homem de cultura e de profundas convicções, é uma das mais destacadas figuras portuguesas do século XX, com um valioso e reconhecido contributo no plano intelectual, social e cívico.
Há homens e mulheres que se mantêm actuais, além do seu tempo. São raros. Mais raros ainda aqueles que, face ao devir, além da permanência da memória, ganham maior actualidade. Como se tivessem sido, na sua época extemporâneos. Como se nós, os da relatividade do tempo, precisássemos da distância para chegar à intuição e à intenção das suas palavras.
Bento de Jesus Caraça situa-se neste excesso, que de vez em quando, é substância dos seres humanos. Como pensador, epistemólogo, como pedagogo, como cientista, como filósofo da cultura. Impossível equacionar o seu perfil de intelectual, intelectual comprometido com o projecto social de liberdade e democracia, nas datas fronteiriças da sua vida: 18 de Abril de 1901, o nascimento em Vila Viçosa, terra do Alentejo, e 25 de Junho de 1948, a morte em Lisboa, num espaço social e político dos anos sombrios do salazarismo, por ele, ao lado dos outros, contestado e também transformado numa medida que só o futuro dimensionaria. -
Helena Neves
Cultura e Emancipação - Obra integral de Bento de Jesus Caraça
CAMPO DAS LETRAS • ISBN: 9726104874
Investigadores: Casimiro Amado, Natália Bebiano, Luís Augusto Costa Dias, Helena Neves, João Arsénio Nunes, António Pedro Pita.
Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.