As Minhas Memórias (50)

POST SCRIPT 3
Entre as diversas experiências que vivi no tempo em que, em Moçambique, tive a FILMLAB, a minha empresa produtora, foi a minha aproximação com a África do Sul, os laboratórios de Kilarney e as possibilidades infinitas de aprendizagem. Ao contrário do que se pensa no mundo exterior em geral, Joanesburgo era uma cidade extremamente desenvolvida, rica, moderna e muito avançada. Foi aí que aprendi os segredos da "publicidade subliminar" e onde adquiri vários livros sobre a matéria.
A publicidade subliminar é uma questão tão subtil e poderosa, que de uma forma geral é muito mal entendida e contudo regula muito do que se passa á nossa volta.
Apenas para exemplo, vou relatar uma das acções e seus resultados.
Durante muitos anos o GIN GORDON tentou implantar-se na América sem contudo nunca conseguir abrir esse mercado porque os americanos tinham a sua preferência pelo whisky.
Acontece que existem quatro agências de publicidade nos estados Unidos e duas no Canadá que se dedicam à publicidade subliminar e a certa altura o Gin Gordon recorreu-se dessas agências para que planeassem uma campanha capaz de alterar as circunstâncias e levassem os americanos a consumir Gin.
Feito o acordo com uma dessas agências, foi publicada na revista TIMES, uma das revistas de maior circulação nos estados Unidos, um anúncio de uma página inteira com uma simples fotografia de uma garrafa de Gin Gordon, com um rótulo colorido e no alto dessa página apenas a marca do Gin.
Os resultados foram tão bons que um mês depois a Times voltou a publicar o mesmo anúncio, o que não é nada barato.
O facto é que o gin foi introduzido na América.
Qual foi o segredo?
Para quem tivesse conhecimentos suficientes e soubesse dos princípios em que se baseia a publicidade subliminar, poderia analisar o anúncio que foi publicado na Times e descobriria que no rótulo a cores, embebida na imagem do rótulo que era parte bem visível do anúncio, estava uma outra imagem que representava um homem dominante abraçando e beijando uma mulher.
Teria de me estender extensivamente para explicar como nasceu a publicidade subliminar, como se desenvolveu e aperfeiçoou e como ainda hoje é extensivamente utilizada.
Basta dizer que a maior parte das grandes marcas a que damos a nossa preferência se serviram desse tipo de publicidade e até o actor Ronald Reagan chegou a Presidente dos Estados Unidos graças à sua inteligente utilização.

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.