Lembrar-se de mais

Distinguido com o Prémio PEN Clube Português de Ensaio de 2006 e tese de doutoramento de Pedro Eiras, este estudo procura observar os modos como quatro textos – “Húmus” de Raul Brandão, “Livro do Desassossego” de Fernando Pessoa, “Photomaton & Vox” de Herberto Helder e “Lisboaleipzig” de Maria Gabriela Llansol – propõem a constituição do sujeito enunciador, observando a relação entre subjectividade e modelos de totalidade (a narrativa moral, o Livro) ou de fragmentação (a ironia, a metamorfose).
O sujeito é entendido como o resultado de um compromisso entre o anúncio ou o abandono do texto holístico, o reconhecimento ou a denegação da impossibilidade de exaustividade, e a final sobrevivência do eu como sujeito impotente ou a exaltação de um despojamento que o abre a novas experiências de si. Esta abordagem permite, enfim, considerar diálogos entre os quatro autores em estudo e repensar uma autoconsciência narcísica do eu para além do trabalho de luto de modelos modernos.

Pedro Eiras nasceu no Porto em 1975. Doutorou-se em Literatura Portuguesa em 2004, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia entre 1998 e 2002. Actualmente é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, leccionando disciplinas de Literatura no âmbito de licenciaturas e mestrado.
Tem publicação dispersa de ensaios sobre autores dos séculos XIX a XXI: Eça de Queirós, Raul Brandão, Mário de Sá-Carneiro, Carlos de Oliveira, José Gomes Ferreira, Eugénio de Andrade, Herberto Helder, Fiama Hasse Pais Brandão, Maria Velho da Costa, Maria Gabriela Llansol, António Franco Alexandre, Luís Miguel Nava…
Desde 2001, publicou ainda teatro e ficção. Teve diversas peças encenadas ou lidas no Porto, em Lisboa, Coimbra, Paris, Nice, Bratislava, Salónica. A peça Um Forte Cheiro a Maçã foi editada em França por Les Solitaires Intempestifs e lida numa emissão da rádio France Culture.

Esquecer Fausto, de Pedro Eiras • CAMPO DAS LETRAS • 2006

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.