O Senhor Azeitona

Uma noite, um psicopata internado num manicómio é raptado pelo comissário Flores, com o objectivo de levar a cabo uma inesperada e curiosa missão: entregar uma mala cheia de dinheiro a uma tal Suzanna Trash, a viver na capital espanhola. Concluída a viagem, entre Barcelona e Madrid, o herói de ocasião hospeda-se no Hotel Florinata de Castilla, onde será drogado. Quando acorda, faltam apenas seis horas para cumprir a missão, descobre que a mala desapareceu.

Em O Labirinto das Azeitonas, assiste-se, pois, ao regresso do detective sem nome de O Mistério da Cripta Assombrada, um romance que, recentemente editado pela Casa das Letras, constituiu êxito editorial. Confrontado, de novo, com os acasos mais disparatados, o inesperado detective vai ter, agora, de se enfrentar com uma rede de meliantes, na tentativa de recuperar o dinheiro. É a aventura pura e dura, por cima dos telhados e através dos esgotos de uma grande cidade.

De sublinhar, nesta obra, a capacidade de Eduardo Mendoza para uma escrita que contem em si a sua própria caricatura. Desta vez, no entanto, a sua imaginação vai ainda mais longe, atingindo, pela distorção da peripécia policial, não só o reino do humor e do absurdo, como também o da fabulação, roçando frequentemente o surreal.

Eduardo Mendonza, nome maior da literatura espanhola contemporânea, nasceu em Barcelona em 1943, tendo vivido em Nova Iorque entre os anos de 1973 e 1982. Além de Uma Comédia Ligeira (Prémio para o Melhor Livro Estrangeiro publicado em França, em 1998), A Aventura do Cabeleireiro de Senhoras, Sem Notícias de Gurb, O Mistério da Cripta Assombrada e O Labirinto das Azeitonas, todos editados pela Casa das Letras, é ainda autor dos romances La Verdad sobre el Caso Savolta (Prémio da Crítica), A Cidade dos Prodígios (Prémios Cidade de Barcelona e Lire), La Isla Inaudita, El Año del Dilúvio, El Último Trayecto de Horacio Dos e Mauricio o las Elecciones Primarias.

Criador de narrativas onde o mistério se entrelaça com uma aguda visão social, Eduardo Mendonza é justamente considerado pela crítica como um dos "maiores escritores" da Espanha actual.

O Labirinto das Azeitonas de Eduardo Mendonza
CASA DAS LETRAS • ISBN: 8432210935 • JUN 2006

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.