Chega-te para lá

Ainda no avião habituamo-nos a reconhecer o espaço e aqueles que, de modo temporário, vão fazer parte dele. É uma forma de consolidarmos a nossa segurança e construirmos o nosso palco. Ou de certo modo criar apenas o lugar que vamos ocupar, sem estabelecer qualquer ligação com o que nos rodeia. A minha pretensão é sempre passar incógnito.
A coisa ainda não tinha começado e duas filas à minha frente distingo a língua portuguesa. Um homem diz o seguinte: "Não se mexe nisso assim sem mais nem menos". Referia-se à sua bagagem, à sua pequena mala de mão que transportava consigo e que se encontrava no compartimento por cima dos lugares à sua esquerda. Disse-o assim, alto, para que todos ouvissem. Parecia um pássaro fora da gaiola, profundamente infantil, mas com isso pretendia apenas mostrar o seu controle, refrear o receio pela viagem longa que se ia iniciar. E de todo o modo mostrar o poder sobre aquilo que é seu, é o escorrer da sua génese latina. O vício que propala a sua existência.
Repetiu-o mais uma vez. Da primeira, dirigia-se à sua plateia particular, aqueles que viajavam consigo, a sua esposa, um casal amigo, alguém lá atrás. Procurava reconhecimento. Da segunda, fala para uma mulher que estava a tentar encaixar a sua mala no mesmo compartimento. Nem tentou descodificar o que estava a dizer para se tornar compreensível. Mas a rudeza é uma das linguagens universais e para tal não há necessidade de tradução, compreende-se à légua.
A mulher, surpreendida, limitou-se a responder, "I was only putting it better..."
Isto tudo aconteceu sem eu olhar para lá, estava a passar apenas no meu canal auditivo. Não sei se a mulher era loira ou morena, mas pelo acento proferido pelos seus lábios pareceu-me ser inglesa. O que também não importa para o caso.
Nestes momentos, na minha estranha consciência, mudo sempre de nacionalidade.

1 Comment:

  1. teresa said...
    conforme nos vamos aproximando...mais incognitos queremos ser ;-)

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.