De Portugal

"Do 25 de Abril à actualidade", é, segundo o seu autor, o historiador António José Telo, "uma explicação para os últimos 30 anos".

"Não me limito a uma cronologia ou a uma descrição, é necessária uma explicação na lógica do entendimento, e é isso que subjectivamente proponho", disse à Agência Lusa.
Na óptica do historiador, "a história é essencialmente uma explicação", conceito que afirma ter pretendido aplicar no livro.
Para fazer "esta história contemporânea, faltam fontes, por não estarem disponíveis ou ainda não existirem, no caso das memórias, por exemplo", assinalou.
"Há um texto explicativo, baseei-me nos factos, e ao longo da narrativa remeto para janelas e quadros explicativos inseridos no volume", indicou ainda.
A obra, com a chancela da Editorial Presença, está dividida em cinco capítulos.

O primeiro capítulo é sobre a revolução e "o novo poder", o segundo intitula-se "a deriva comunista", que cronologicamente vai de Outubro de 1974 a Novembro do ano seguinte, e o terceiro "consolidação e instabilidade".
A primeira secção deste terceiro capítulo intitula-se "O fim do recreio", que cronologicamente corresponde ao contra-golpe militar de Novembro de 1975, e evoca ainda as eleições para a assembleia constituinte, e as seguintes, terminando na adesão de Portugal às Comunidades Europeias, em 1985.
O quarto capítulo versa sobre "Uma economia à procura de uma estratégia" e o último sobre "Sociedade e mentalidades".
"História contemporânea de Portugal. Do 25 de Abril à actualidade", num total de 400 páginas, é o primeiro volume de um projecto de três.
O seguinte, abrangendo o período de 1985 a 2005, analisará "o papel de Portugal no mundo, nomeadamente as áreas de defesa e segurança", adiantou o autor.

António José Telo é professor catedrático de História na Academia Militar e tem publicados 18 títulos, nomeadamente nas áreas da História, Defesa e Relações Internacionais.
Em projecto, o historiador tem uma história político-militar portuguesa dos últimos 50 anos.

História Contemporânea de Portugal - Volume I, de António José Telo
EDITORIAL PRESENÇA • ISBN: 9789722337205

0 Comments:

Post a Comment





Copyright 2006| Templates by GeckoandFly modified and converted to Blogger XNL by Blogcrowds and tuned by Bloom * Creative Network.
No part of the content of the blog may be reproduced without notice and the mention of its source and the associated link. Thank you.